Translate

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Maracatu: religião, arte, filosofia de vida que corre nas veias da cidade de São Paulo.

Mais um texto com as impressões sobre o Maracatu, agora feito por Danilo Prado.

O Maracatu é um ritmo que tem a sua origem na cultura africana do Candomblé onde se cultuam vários deuses. Durante a época colonial o Maracatu era realizado como um cortejo real na qual os escravos africanos usavam trajes mais elegantes dos donos das fazendas. A coroação era uma grande festa e duravam dias e poderia ser coroado o Rei e a Rainha. Quando se pensa em maracatu pensa-se em batuques mais não é bem assim. O maracatu tem tantos elementos que nos encantam como a dança típica que mistura passos de axé e passos do Candomblé.O que transforma o Maracatu em algo especial é o cortejo tradicional onde se faz uma cerimônia de coroação do rei e da rainha. Infelizmente os cortejos tradicionais de coroações são raros de se encontrar aqui em São Paulo.

Os grupos de maracatu que conheci em São Paulo tentam reviver o Maracatu com instrumentos como tambores, alfaias e agbês que tornam a experiência muito boa de estar curtindo um legitimo Maracatu de Recife. A dança também é muito empolgante e ajuda a trazer uma boa energia e a reviver a nossa identidade brasileira culturalmente.As músicas também ajudam a entender um pouco da história do maracatu, geralmente cultuando os orixás africanos ou reverenciando a rainha de alguma nação de maracatu. Bom exemplo é a música da cantora Lia de Itamaracá Nagô Nagô. A letra que cultua o coroamento de uma rainha de uma nação de maracatu.Além de ser uma música linda, o ritmo é muito bom para dançar.O meu grupo favorito é o Bloco de Pedra em Sumaré em São Paulo.

 É impossível não se sentir bem vindo por lá!Os participantes são muito receptivos, gostam de conversar e te ajudam a entrar na dança mesmo que você tenha vergonha e isso é muito bom. Às vezes esqueço que estou indo para um trabalho de tcc e me deixo levar na batida do chocalho  do agbê que me contagia e me faz querer aprender mais e mais sobre o maracatu.O grupo Bloco de Pedra é um projeto social que começou em 2005 na escola pública Alves Cruz em Sumaré próximo ao metro. Aconselho mil vezes conhecerem não só o Bloco de Pedra mais o Ile Alafaia,Baque Sinha,Cia Porto de Luanda entre outros em São Paulo é a maior chance de encontrarmos a nossa própria identidade como brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário